É uma dilatação anormal com tortuosidade das veias espermáticas. Pode ocorrer dos dois lado, mas é muito mais frequente do lado esquerdo.
Comum em adolescentes e é uma causa importante de infertilidade na vida adulta.
Possuir casos na família e ter o biotipo magro e alto aumentam a chance de desenvolver essa alteração.
A grande maioria dos pacientes não apresenta nenhum sintoma e a varicocele é identificada durante exame físico de rotina. (Por isso a importância da consulta preventiva com urologista). Ocasionalmente o adolescente pode perceber algo diferente ao se palpar e raramente pode apresentar um desconforto local.
Correção microcirúrgica da varicocele
A opção de tratamento da varicocele com melhores taxas de sucesso é a cirurgia com uso de microscópio, permitindo a identificação de todas as veias que são tratadas através de uma ligadura (sao amarradas). Nesse método, as artérias são preservadas e isso reduz significativamente a incidêcias de complicações pós-operatórias.
O procedimento é realizado em centro cirúrgico, sob anestesia e através de um pequeno corte. A recuperação costuma ser rápida e a alta ocorre no mesmo dia.
Cirurgia da varicocele
Todos os casos de varicocele precisam de cirurgia?
Correção cirurgica da varicocele esta indicada nos pacientes que apresentam redução no volume do testiculo afetado, dor ou alteração no espermograma. Sendo que a avaliação do espermograma somente deve ser realizada em pacientes acima de 18 anos e com o desenvolvimento puberal completo.
O procedimento cirúrgico consiste na ligadura das veias dilatas com auxílio de um microscópio. Para isso, é necessário realizar um pequeno corte na região inguinal.
Esse técnica micro cirúrgica garante um melhor resultado, com uma baixíssima taxa de complicações.